top of page
Search
debyghelman

Trabalho 1: Design e seus 5 sentidos

Para iniciar a abordar sobre os campos de atuação do design e os 5 sentidos humanos, é preciso entender a importância deles.


Os 5 sentidos são:


  • VISÃO

  • AUDIÇÃO

  • OLFATO

  • PALADAR

  • TATO




Os sentidos do corpo humano são usados a favor do Design para proporcionar um determinado tipo de comunicação, posicionamento e valor. A partir dos estímulos, é possível criar projetos capazes de atingir o consumidor de maneira consciente e proposital.




A VISÃO influencia no comportamento humano; proporciona todo tipo de sentimento atrelado às cores, formas, elementos e movimentos; faz com que uma marca/objeto/elemento seja reconhecido enquanto unidade; ajuda a memorizar informações; etc.

A maneira com que o cérebro capta os estímulos visuais apresenta um estudo muito aprofundado para entender cada tipo de sentimento e sensação que um indivíduo possa ter. As escolhas de cores, combinações das mesmas, formas, elementos, possuem testes prolongados a fim de atingir um determinado tipo de sentimento desejado quando se diz respeito a qualquer trabalho de Design. Isso também se aplica ao sentimento que o próprio indivíduo possa ter ao vestir/usar algo, se olhar no espelho e identificar a moda para autenticidade, autoestima, autoimagem.




A AUDIÇÃO atua no estado de humor do indivíduo; provoca resposta emocional a uma experiência musical; ajuda a criar sensações com base em sons familiares; induz o tipo de ambiente e público alvo desejado; etc.

Muitos estudos conseguem hoje identificar notas musicais, músicas ou estilos que atingem pontos do cérebro que fazem os seres humanos se sentir de uma certa maneira, chorar, motivar, alegrar, acalmar. O mesmo vale para toques, sons, música de fundo, trilha sonora de objetos, filmes, experiências em museus, entre outros. No aplicativo Spotify, por exemplo, existem categorias de músicas e playlists que ajudam o usuário a encontrar seu momento do dia, o que deseja sentir e o que mais combina com ele.




O OLFATO atua como forma de distinguir odores; associa-se a memória e emoções por estar ligada ao sistema límbico do cérebro; pode impactar mais o humor do que a audição; o mercado de perfumes por exemplo se une à imagem de uma propaganda para construir uma "imagem olfativa"; é extremamente pessoal já que é vinculada às experiências e memórias individuais; etc.

Para tanto, o olfato consegue apresentar talvez uma maior variabilidade de sensações em uma só experiência. No Design, o aroma costuma ser pensado para ambientes e produtos.




O PALADAR também atinge a memória; apresenta níveis de intensidades dentro dos cinco gostos básicos (doce/salgado/azedo/amargo/umami); está diretamente relacionado ao olfato; apresenta particularidades para cada indivíduo devido a diferença de sensibilidade da língua para os tipos de gostos; etc.

Todos os sentidos se conectam no final das contas, mas o paladar parece ser o que mais depende dos outros para ser avaliado. Para atingir a experiência da degustação de algum alimento, o visual importa muito, assim como o sistema olfativo, para que o interesse seja criado. Embalagens, louças e empratamentos, formas e tamanhos, entre outros, costumam atuar nesse sentido para proporcionar sentimentos e diferenciar uma experiência de outra. No programa culinário Masterchef, por exemplo, o empratamento conta ponto em algumas etapas da competição, visando determinar o estilo de um restaurante a que o prato se encontraria, a experiência a ser degustada e a própria estética para agradar os olhos do cliente.




O TATO associa-se a todo tipo de experiência de um produto e um consumidor que acontece na prática, além de ser o sentido que ajuda os outros sentidos a se aproximarem fisicamente do indivíduo. A percepção do toque constrói e compõe estilos e sentimentos, a partir do tato nas superfícies em ações que sejam curtas ou longas. O tato acaba definindo a viabilidade das diferentes condições de um produto/experiência. Atrito, temperatura, umidade, posição, formato, tamanho e molde são possíveis variantes que determinam a razão de testes e seus objetivos.






Os meus sentidos são afetados pelas áreas de atuação do Design de forma que todos os cinco sentidos tornam-se mais aguçados, trabalhando em conjunto e sendo aperfeiçoados a partir de observações sobre meus próprios trabalhos e experiências.



19 views0 comments

Recent Posts

See All

Comments


bottom of page